Escritos perdidos: Vida e obra de um imigrante insurgente - Johann Georg Klein (1822-1915) -
Autor: João Biehl e Miqueias Mügge
Categoria: Outros temas
Idioma: Português
Páginas: 486
Editora: Oikos
Preço: R$ 95,00
Escritos perdidos conta a incrível história de vida do pastor-colono e intelectual Johann Georg Klein, tido como um dos arquitetos da Guerra Mucker, que assolou o sul do Império do Brasil em 1874.
O antropólogo João Biehl e o historiador Miquéias Mügge partem de um “livro misterioso” que Klein iniciou na Alemanha e concluiu na colônia de São Leopoldo para desvelar interdependências entre imigrantes e escravizados e analisar as profundas desigualdades entre simples colonos e elites germanistas. Ao longo de Escritos perdidos, os autores delineiam uma nova história do Brasil moderno, desmontando seus mitos a partir dos cosmopolitismos e das transcendências dos mais pobres e de suas insurgências silenciadas.
Em Escritos perdidos, o público também tem acesso ao próprio livro transatlântico de Johann Georg Klein, Vom Katechismus, além de vários ensaios que sobreviveram ao apagamento imposto pela história oficial.
“Não o colono germânico idealizado, mas um homem flagrado no meio de tensões... a vida de Johann Georg Klein é aqui recriada, em profundidade e vivacidade, desde sua origem familiar, passando por um impressionante manuscrito teológico produzido na juventude e outros textos seus, ligados a episódios dramáticos de sua vida no Brasil (como a Guerra Mucker)... Trata-se de um livro exemplar, que combina a cuidadosa técnica historiográfica e a virtuosa sensibilidade antropológica, e que se deixa ler como um ótimo romance”.
– Luís Augusto Fischer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
“O livro prende a atenção do início ao fim, pois tem os ingredientes essenciais de uma boa literatura – ritmo, tensão, suspense –, sempre acompanhados de ricos detalhes colhidos em pesquisa original e laboriosa feita em diversos arquivos brasileiros e alemães”.
– João José Reis (Universidade Federal da Bahia)
“Além de termos em mãos um caso individual reconstituído com rara beleza nos é apresentada uma trajetória coletiva de colonos teuto-brasileiros, com seus valores, suas ideias, subjetividades e agências subalternas... Escritos perdidos traz outro retrato do Brasil, a partir de sua borda extrema e abandonada”.
– Lilia M. Schwarcz (Universidade de São Paulo)
João Biehl é Professor titular do Departamento de Antropologia e diretor do Brazil LAB na Universidade de Princeton, Estados Unidos. É autor de livros multipremiados, incluindo Vita: Life in a Zone of Social Abandonment e Will to Live: AIDS Therapies and the Politics of Survival.
Miquéias Mügge é historiador e pesquisador associado no Brazil LAB da Universidade de Princeton, Estados Unidos. É autor da premiada tese Senhores da Guerra e de inúmeros livros, incluindo Prontos a Contribuir: Guardas Nacionais, Hierarquias Sociais e Cidadania e Histórias de Escravos e Senhores em uma Região de Imigração Europeia.