Bibliografia
Identificação:
Filiação: Huberto Soethe e Alvina
Niehues Soethe
Data de nascimento: 30.09.50
Naturalidade: Lages, SC, Brasil
Profissão: Professor/pesquisador
Endereço:
Rua São Paulo, 666, apto. 1208
São Leopoldo – Centro
CEP: 93010.170
Fone: (51) 3591 46 87 (resid.)
(51) 3592 16 81 (com.)
Formação:
2003 – Doutorado em Ciências da
Comunicação – UNISINOS
1995 – Mestrado em Educação
– UFRGS
1984 – Especialização em
Cooperativismo – UNISINOS
1983 – Bacharelado em Filosofia: licenciatura
plena – UNISINOS
1979 – Bacharelado em Comunicação
Social: Jornalismo – UNISINOS
Atuação
profissional:
Círculo
Operário Leopoldense - COL
Vínculo institucional
1983 - Atual Vínculo: Enquadramento funcional:
Presidente/Vice-Presidente;
Conselho de Educação de Adultos
da América Latina - CEAAL
Vínculo institucional
1994 - 1998 Vínculo: Outro, Enquadramento
funcional: Direção
Universidade
do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Vínculo institucional
1980 - 2004 Vínculo: Outro, Enquadramento
funcional: Professor e Pesquisador
Atividades
1984 – 1994 Ensino, Curso de Especialização
em Educação Popular.
1996 – 2004 Ensino, Curso de Especialização
Superior em
cooperativismo
Linhas de pesquisa
1. Desenvolvimento Regional
2. Educação Popular
3. Movimentos Sociais e Cultura
1980 - 2004 Ensino, Ciências Sociais,
Comunicação Social, Direito,
Economia, Assistente Social.
Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
1. Problemas Sociais e Econômicos.
2. Antropologia Social II.
3. Realidade Brasileira e Cidadania.
4. Brasil: formação sócio-histórica.
5. Introdução à Pesquisa.
6. Sociologia Geral.
7. América Latina: história e
atualidade.
8. Atualidade sócio-econômica latino-americana.
9. Cultura Brasileira.
10. Educação Não Formal
a Pedagógico.
11. Ética Geral.
12. Comunicação Popular.
13. Metodologia da Educação Popular.
3/1983 - 12/1988 Direção e administração,
Centro de Ciências Humanas, Instituto
Multifuncional CEDOPE
Cargos ou funções
1. Coordenador do Curso de especialização
em Educação Popular
(1985 a 1989).
2. Coordenador do Núcleo de Mov. Sociais
e Cultura (1997 a 2001)
3. Diretor Interino do Centro de Documentação
e Pesquisa-CEDOPE (em várias oportunidades).
4. Coordenador do Planejamento Estratégico
do Instituto Multifun- cional CEDOPE.
5. Avaliador dos projetos de Pesquisa do Centro
de Documentação e Pesquisa-CEDOPE
(1987 a 1994)
Área
de atuação
1. Educação, Educação
Popular.
2. Ciências Sociais Aplicadas.
3. Ciências Humanas.
4. Comunicação Social e Comunicação
Popular
5. Associativismo e Cooperativismo
6. Tecnologias Sociais
Colégio
Anchieta - COCA
Vínculo
institucional
1980 - 1981 Vínculo: Outro, Enquadramento
funcional: Professor/Orientador
1980 - 1981 Ensino, Nível: Ensino médio.
Colégio
São José - C.S.J.
Vínculo institucional
1978 - 1979 Vínculo: Outro, Enquadramento
funcional: Professor, Carga horária:
12.
Alumínio
Econômico - ALUMÍNIO
Vínculo institucional
1976 - 1978 Vínculo: Outro, Enquadramento
funcional: Recursos
Federação
dos Círculos Operários do Rio
Grande do Sul-FCORS
Vínculo Institucional
1988 - 1992 Vínculo: outro, enquadramento
funcional: Direção
Produção:
Livros:
SOETHE, José Renato. Pistas para uma
Concepção atual de Educação
Popular. São Leopoldo, Oikos, 2004.
__________, Transdisciplinaridade: Um Novo Padrão
civilizatório. São Leopoldo: Oikos,
2005.
__________, Conexões para uma nova Civilização.
São Leopoldo: Oikos, 2006.
Capítulos
de livros:
a) SOETHE, J. R. Media, construção
de sentido e saúde. In: SILVA, Jacqueline
Oliveira. Máquinas de Sentido. Porto
Alegre: Dacasa Editora, 2003.
b) _________, Teoria da complexidade e Transdisciplinaridade.
In: de SOUZA, Ielbo M. Lobo. Transdisciplinaridade
e Universidade. São Leopoldo: Editora
UNISINOS, 2003.
c) _________, Educação não
formal e o fazer pedagógico. In: SCHNEIDER,
J. O. Educação Cooperativa e suas
práticas. Brasília: Impressão
Gráfica da Unisinos, 2003.
Outras Publicações:
a) _______________. Educação Popular:
concepções históricas,
construção de paradigmas e teoria-prática.
CADERNOS CEDOPE – UNISINOS. Série:
Movimentos sociais e cultura; nº III-9,
1993, 18p.
b) _______________. Gênero e constituição
do núcleo familiar: busca de pedagogias
e de bases culturais. CADERNOS CEDOPE –
UNISINOS. Série: Movimentos sociais e
cultura. Ano 6, nº 11, 1994, 14 p.
c) _______________. Mutações culturais
no processo de exclusão social. CADERNOS
CEDOPE – UNISINOS. Série: Movimentos
sociais e cultura. Ano 7, nº 12, 1995,
48 p.
d) _______________. Dialética e C &
T: Subjetividade e pedagogia. CADERNOS CEDOPE
– UNISINOS. Série: Movimentos sociais
e cultura. Ano 8, nº 13, 1996, 36 p.
e) _______________ et ali. Vale dos Sinos: Resgate
histórico e visão popular de desenvolvimento.
CADERNOS CEDOPE – UNISINOS. Série:
Movimentos sociais e cultura. Ano 12, nº
18, 2001, 48 p.
f) _______________. Perspectivas epistemológicas
para o método e pedagogia. Revista Estudos
Leopoldenses, São Leopoldo, v. Nº
152, 1998, 15p.
g) _______________. Subjetividade & objetividade:
elementos para uma refundação
epistemológica. Revista Estudos Leopoldenses,
São Leopoldo, v. Nº 153, 1998, 12
p.
h) _______________. Educación Popular:
concepciones históricas, construcción
de paradigmas y teoria-prática. Revista
Latinoamericana de Educación y Política,
V. 9, 1994, 10p.
i) _________, Os limites e a autonomia na educação.
In: Monte Blanco, D. 1°Ciclo de Estudos
sobre Infância e Adolescência no
Vale dos Sinos. São Leopoldo, 2006.