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191 - Tukuna nawa itsunim – Nosso mundo Kanamari
Semana dos povos indígenas 2010 – 18 a 24 de abril
Cledes Markus (Org.)
24 p. – R$ 3,00

Através deste “caderno”, o povo Tukuna, como se autodenomina o Kanamari do Amazonas, fala sobre seu mundo e sua forma de vida. Apresenta-se como parte da sociedade nacional, com características culturais específicas. Propõe-se a falar como é o seu dia-a-dia, como é sua religiosidade, como se relaciona com animais e plantas. O desejo Kanamari é que na leitura deste conteúdo novas práticas de conhecimento sejam percebidas.


192 - Histórias para quem gosta de aprender
Oneide Bobsin
112 p. – R$ 10,00

As crônicas desta obra foram dirigidos para um segmento de mulheres e homens que estão engajados em atividades eclesiais e educacionais. Foram escritas em momentos específicos e com o objetivo de problematizar assuntos concretos. Originalmente publicados no Jornal Evangélico Luterano (JOREV), os textos não se preocupam em entender ou explicar situações complexas, mas transformar a sociedade a partir da leitura dos mesmos.


193 - Deus vê, Deus ouve! Gênesis 12-25
Milton Schwantes
280 p. – R$ 10,00

O comentário de Milton Schwantes sobre Gênesis 12-25 está sendo construído a partir da dimensão comunitária. Como diz o autor, a Bíblia não se alcança ler na solidão, mas aprende-se a lê-la, em seus mistérios, em Comunidade. O estudo de Gênesis 12-25 precisa ser uma contribuição à paz. Schwantes destaca três ênfases em seu comentário: a questão da família, o tema da amizade – a questão dos vizinhos e, a temática da terra, como promessa, horizonte e desejo.


194 - Participações e práticas educativas: a construção coletiva do conhecimento
Sérgio P. Herbert; Heloísa H. D. de Azevedo; José F. Kieling; Danilo R. Streck (Orgs.)
171 p. – R$ 25,00

O livro aborda diferentes temáticas tendo como ponto central processos participativos na construção do conhecimento. Retratam o surgimento de inéditos viáveis em práticas sociais, tais como: a passagem de ouvintes a produtores de programas e locutores de rádio comunitária; o papel e a importância do cinema na educação escolar; a formação da sensibilidade para com o meio ambiente; a educação no meio rural; o trabalho feminino nas cooperativas populares; a dimensão educativa no Orçamento Participativo, etc.


195 - Essas coisas do imaginário: diferentes abordagens sobre narrativas (auto)formadoras

Lúcia Maria Vaz Peres; Edla Eggert; Deonir Luís Kurek (Orgs.)
198 p. – R$ 25,00

Esse é um livro que ensaia focos investigativos do imaginário na Educação, abrindo caminho para teorizar. O imaginário, assim, define-se como uma fronteira da história social e por ser um objeto sofisticado gera uma metodologia investigativa mais complexa. Afinal, remexer matérias sutis e fluidas como as (auto)formadoras do humano implica também em imaginar caminhos ainda não trilhados, nas leituras e nos cruzamentos de dados.


196 - Memórias docentes: abordagens teórico-metodológicas e experiências de investigação
Márcia O. V. Ferreira; Beatriz T. D. Fischer; Lúcia M. V. Peres (Orgs.)
144 p. – R$ 20,00

O livro reúne temáticas em torno de trajetórias docentes e problematiza questões teórico-metodológicas inerentes aos processos investigativos que lidam com memória. Concentra um conjunto de produções de pesquisadores da área da educação que tem se debruçado sobre tais temas, convida o leitor a penetrar em histórias diversas, bem como a envolver-se com aspectos operacionais dos respectivos estudos, na tentativa de instigar o debate em torno desta perspectiva de pesquisa.


197 - Trabalho colaborativo/cooperativo em educação: uma possibilidade para ensinar e aprender
Magda F. Damiani; Tânia M. E. Porto; Eliane Schlemmer (Orgs.)
286 p. – R$ 30,00

Em uma sociedade marcada pelo individualismo e pela competitividade que demanda ações conjuntas, considera-se de extrema relevância a promoção de atividades colaborativas/cooperativas. Este livro, pois, tem o objetivo de divulgar um conjunto de investigações e discussões teóricas realizadas por grupos de pesquisa. Estas visam a ilustrar e discutir a importância do trabalho em conjunto em diferentes áreas, níveis e modalidades educativas.


198 - Educação e desenvolvimento regional: estudos na região das Missões
Cênio B. Weyh; Danilo R. Streck (Orgs.)
270 p. -

Os artigos aqui reunidos são derivados de dissertações de mestrado produzidas por professores e outros profissionais da Região das Missões/RS. Representam uma amostra do potencial da pesquisa para o desenvolvimento regional, tanto pelos resultados imediatos quanto pela qualificação da capacidade de investigação em Universidades, ajudando a criar condições para um desenvolvimento autônomo na produção de conhecimentos.


199 - 20 Anos de Constituição: os Direitos Humanos entre a Norma e a Política
Lenio L. Streck; Vicente P. Barretto; Alfredo S. Culleton (Orgs.)
294 p. – não disponível para venda

No contexto de duas revoluções copernicanas acontecidas no século XX, diretamente ligadas ao Direito – o constitucionalismo compromissório, social e dirigente e a invasão da filosofia pela linguagem –, se situam as reflexões presentes nesse livro. Os textos são frutos de pesquisas apresentadas em colóquios no âmbito do PROCAD UNISINOS-UERJ, e buscam apresentar à comunidade diversos olhares sobre a conturbada relação entre a normatização e a efetivação dos direitos humanos.


200 - Estudos sobre (neo)constitucionalismo
Diversos autores, sob orientação de Lenio L. Streck e Jose L. B. de Morais.
64 p. – não disponível para venda

Este livro é fruto de estudos realizados no âmbito da linha de pesquisa “Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos” do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos. Fomentado pela Fundação CAPES, o projeto de pesquisa Constitucionalismo, publicização do direito e fundamentação filosófica (PROCAD) deu azo a elaboração de artigos que foram apresentados em diversos colóquios e jornadas internacionais.


 
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