191
- Tukuna nawa itsunim – Nosso mundo Kanamari
Semana dos povos indígenas
2010 – 18 a 24 de abril
Cledes Markus (Org.)
24 p. – R$ 3,00
Através deste “caderno”,
o povo Tukuna, como se autodenomina o Kanamari
do Amazonas, fala sobre seu mundo e sua forma
de vida. Apresenta-se como parte da sociedade
nacional, com características culturais
específicas. Propõe-se a falar
como é o seu dia-a-dia, como é
sua religiosidade, como se relaciona com animais
e plantas. O desejo Kanamari é que na
leitura deste conteúdo novas práticas
de conhecimento sejam percebidas.
192
- Histórias para quem gosta de aprender
Oneide Bobsin
112 p. – R$ 10,00
As crônicas desta obra foram dirigidos
para um segmento de mulheres e homens que estão
engajados em atividades eclesiais e educacionais.
Foram escritas em momentos específicos
e com o objetivo de problematizar assuntos concretos.
Originalmente publicados no Jornal Evangélico
Luterano (JOREV), os textos não se preocupam
em entender ou explicar situações
complexas, mas transformar a sociedade a partir
da leitura dos mesmos.
193
- Deus vê, Deus ouve! Gênesis 12-25
Milton Schwantes
280 p. – R$ 10,00
O comentário de Milton Schwantes sobre
Gênesis 12-25 está sendo construído
a partir da dimensão comunitária.
Como diz o autor, a Bíblia não
se alcança ler na solidão, mas
aprende-se a lê-la, em seus mistérios,
em Comunidade. O estudo de Gênesis 12-25
precisa ser uma contribuição à
paz. Schwantes destaca três ênfases
em seu comentário: a questão da
família, o tema da amizade – a
questão dos vizinhos e, a temática
da terra, como promessa, horizonte e desejo.
194
- Participações e práticas
educativas: a construção coletiva
do conhecimento
Sérgio P. Herbert;
Heloísa H. D. de Azevedo; José
F. Kieling; Danilo R. Streck (Orgs.)
171 p. – R$ 25,00
O livro aborda diferentes temáticas tendo
como ponto central processos participativos
na construção do conhecimento.
Retratam o surgimento de inéditos viáveis
em práticas sociais, tais como: a passagem
de ouvintes a produtores de programas e locutores
de rádio comunitária; o papel
e a importância do cinema na educação
escolar; a formação da sensibilidade
para com o meio ambiente; a educação
no meio rural; o trabalho feminino nas cooperativas
populares; a dimensão educativa no Orçamento
Participativo, etc.
195
- Essas coisas do imaginário: diferentes
abordagens sobre narrativas (auto)formadoras
Lúcia Maria Vaz Peres;
Edla Eggert; Deonir Luís Kurek (Orgs.)
198 p. – R$ 25,00
Esse é um livro que ensaia focos investigativos
do imaginário na Educação,
abrindo caminho para teorizar. O imaginário,
assim, define-se como uma fronteira da história
social e por ser um objeto sofisticado gera
uma metodologia investigativa mais complexa.
Afinal, remexer matérias sutis e fluidas
como as (auto)formadoras do humano implica também
em imaginar caminhos ainda não trilhados,
nas leituras e nos cruzamentos de dados.
196
- Memórias docentes: abordagens teórico-metodológicas
e experiências de investigação
Márcia O. V. Ferreira;
Beatriz T. D. Fischer; Lúcia M. V. Peres
(Orgs.)
144 p. – R$ 20,00
O livro reúne temáticas em torno
de trajetórias docentes e problematiza
questões teórico-metodológicas
inerentes aos processos investigativos que lidam
com memória. Concentra um conjunto de
produções de pesquisadores da
área da educação que tem
se debruçado sobre tais temas, convida
o leitor a penetrar em histórias diversas,
bem como a envolver-se com aspectos operacionais
dos respectivos estudos, na tentativa de instigar
o debate em torno desta perspectiva de pesquisa.
197
- Trabalho colaborativo/cooperativo em educação:
uma possibilidade para ensinar e aprender
Magda F. Damiani; Tânia
M. E. Porto; Eliane Schlemmer (Orgs.)
286 p. – R$ 30,00
Em uma sociedade marcada pelo individualismo
e pela competitividade que demanda ações
conjuntas, considera-se de extrema relevância
a promoção de atividades colaborativas/cooperativas.
Este livro, pois, tem o objetivo de divulgar
um conjunto de investigações e
discussões teóricas realizadas
por grupos de pesquisa. Estas visam a ilustrar
e discutir a importância do trabalho em
conjunto em diferentes áreas, níveis
e modalidades educativas.
198
- Educação e desenvolvimento regional:
estudos na região das Missões
Cênio B. Weyh; Danilo R. Streck (Orgs.)
270 p. -
Os artigos aqui reunidos são derivados
de dissertações de mestrado produzidas
por professores e outros profissionais da Região
das Missões/RS. Representam uma amostra
do potencial da pesquisa para o desenvolvimento
regional, tanto pelos resultados imediatos quanto
pela qualificação da capacidade
de investigação em Universidades,
ajudando a criar condições para
um desenvolvimento autônomo na produção
de conhecimentos.
199
- 20 Anos de Constituição: os
Direitos Humanos entre a Norma e a Política
Lenio L. Streck; Vicente
P. Barretto; Alfredo S. Culleton (Orgs.)
294 p. – não disponível
para venda
No contexto de duas revoluções
copernicanas acontecidas no século XX,
diretamente ligadas ao Direito – o constitucionalismo
compromissório, social e dirigente e
a invasão da filosofia pela linguagem
–, se situam as reflexões presentes
nesse livro. Os textos são frutos de
pesquisas apresentadas em colóquios no
âmbito do PROCAD UNISINOS-UERJ, e buscam
apresentar à comunidade diversos olhares
sobre a conturbada relação entre
a normatização e a efetivação
dos direitos humanos.
200
- Estudos sobre (neo)constitucionalismo
Diversos autores, sob orientação
de Lenio L. Streck e Jose L. B. de Morais.
64 p. – não disponível para
venda
Este livro é fruto de estudos realizados
no âmbito da linha de pesquisa “Hermenêutica,
Constituição e Concretização
de Direitos” do Programa de Pós-Graduação
em Direito da Unisinos. Fomentado pela Fundação
CAPES, o projeto de pesquisa Constitucionalismo,
publicização do direito e fundamentação
filosófica (PROCAD) deu azo a elaboração
de artigos que foram apresentados em diversos
colóquios e jornadas internacionais.