271
- Meu amor, deus e o cosmos
Ivan Hoffmann
275 p. – R$ 35,00
O livro apresenta a experiência vivida por um casal que completa quatro décadas de matrimônio. Descreve como ambos se prepararam até o casamento e que fórmula mágica adotaram para manter este relacionamento equilibrado e estável durante todos este tempo. Busca resgatar qualidades e virtudes perdidas, importantes para o conhecimento do amor verdadeiro, cuja essência e origem está em Deus e na valorização de sua casa, que tem muitas moradas no cosmos.
272 - Tempos de Escola – Memórias
Beatriz T. Daudt Fischer (Org.)
231 p. – R$ 30,00
A organizadora e todos os que a acompanham nesta obra lançam mão de perspicazes (com)posições de suas vivências escolares. Reunindo tantas narrativas, ora contrastantes, ora semelhantes, a organizadora incitou a que fossem pronunciadas, anunciadas, textualizadas. Tempos de escola, tempos de narrar. Quem escreve são professores/as e pesquisadores/as no campo da História da Educação e desde a assunção deste lugar produzem suas narrativas.
273 - Ananias e Safira nas origens do Cristianismo e suas interpretações
Ivoni R. Reimer
96 p. – R$ 12,00
Resultado de muita pesquisa, trabalho em grupos, discussão, estudos, releituras e relutâncias este livro trata de perceber e analisar as diversas formas de cristianismos originários e seus textos, protagonismos e interdições de mulheres e outras minorias qualitativas, eclesiologia e cristologia comprometidas com a qualidade de vida que se reconstrói a partir de baixo, dos ‘porões da humanidade’.
274 - História e Saúde
Diálogos com a dor e a cura
Leonor Schwartsmann e Rejane Penna
128 p. – R$ 30,00
Este livro origina-se da exposição sobre o tema, realização do Arquivo Histórico e do Memorial do RGS e que partiu da convicção de que as exposições são elementos fundamentais da relação entre entidades culturais e sociedade. Texto e imagens aqui revelados convidam aos leitores a redimensionarem o seu olhar sobre o significado da função e do papel da medicina na trajetória dos indivíduos.
275 - Iniciação à Docência em Letras – Experiências
Ingrid Sturm e Jane Naujorks (Orgs.)
80 p.
As experiências relatadas neste livro priorizam atividades de leitura e escrita inseridas em práticas sociais. O intuito é levar a um ensino da leitura e escrita que abandonasse as atividades mecânicas, muitas vezes desprovidas de sentido, tão comuns nas salas de aula, que fazem do ensino da língua portuguesa mera obrigação escolar.
276 - Iniciação à Docência em Matemática – experiências e outros escritos
Francisco Egger Moellwald e Lisete Bampi
88 p.
Além das reflexões acerca do ensino da matemática, dois alunos compartilham suas explorações na criação textual, apresentando seus ensaios. O detalhamento das oficinas provocadoras de tais ensaios também são partilhadas. Ainda é incluído um texto sobre materiais concretos produzidos e utilizados durante o processo – três jogos relacionados ao ensino da matemática.
277 - Iniciação à Docência em Artes Visuais – Guia e Experiências
Paola Zordan (Org.)
144 p.
Construído junto com estagiários e bolsistas o presente livro exprime materiais desenvolvidos para facilitar o planejamento em sala de aula, apaziguando dúvidas e ansiedades daqueles que assumem uma turma, um grupo ou mesmo o trabalho conjunto, em classes regulares e com professor mais experiente.
278 - Iniciação à Docência em Ciências Sociais, Geografia e História
Reinventando saberes e fazeres
Antonio Carlos Castrogiovanni, Carla Beatriz Meinerz,,Maria Lúcia Rodrigues F. Moritz e Roseli Inês Hickmann
150 p.
A presente publicação resulta de pesquisas e práticas pedagógicas construídas conjuntamente entre estudantes e professores estimulados pelo desejo de inovar seus fazeres e saberes que envolvem a Geografia, a História e as Ciências Sociais na Educação Básica. Narram-se experiências, vivências e reflexões construídas no processo de realização do subprojeto Ciências Sócio-Históricas do PIBID da UFRGS.
279 - Ética no combate ao egoísmo
Silvestre Grzibowski
118 p. – R$ 20,00
O autor traça um paralelo entre a ética no combate ao egoísmo à ética contra a fome e a miséria. O objetivo principal é perceber o comportamento da comunidade dos filhos de Israel; logo após a saída da escravidão do Egito os israelitas foram para o deserto e neste caminho viveram e experimentaram todos os perigos. Uma das grandes dificuldades que o povo experimentava era a escassez de comida, a falta de alimento. Havia comida mas ela tinha de ser partilhada, redistribuída. A proposta ética é: cada um deve colher o necessário para alimentar-se. O autor pergunta: é possível aplicar este princípio ético hoje?
280 - Hannah Arendt – uma amizade comum
Kathlen L. de Oliveira e Valério G. Schaper (Orgs.)
208 p. – R$ 30,00
Uma palavra de pleno sentido para Hannah Arendt é amizade. É ela, a amizade e o seu pensamento, que norteiam diferentes pessoas de diferentes lugares, de jeitos diferentes, de diferentes áreas do conhecimento. Seu pensamento impulsiona diálogos e debates. Esta obra é um retrato da pluralidade de perspectivas acerca de temas como compreensão, agir e pensar, liberdade política, biopolítica, banalidade do mal, a autoridade, entre outras.