200 Anos

A CAMINHO DE 2024: 200 ANOS | MIGRAÇÕES ALEMÃS PARA O BRASIL

 

Este projeto é uma iniciativa do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL), em parceria com dezenas de professores/as, pesquisadores/as e instituições de ensino, públicas e privadas. Está referenciando as comemorações do bicentenário do início das migrações alemãs para o Brasil, através da fundação, com a chegada dos primeiros imigrantes vindos de territórios alemães, da chamada Colônia de São Leopoldo, na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, em 25 de julho de 1824.

O objetivo do projeto a ser implementado é criar possibilidades de reflexão crítica em todas as áreas do conhecimento, de forma a contribuir para a práxis político-cultural de uma memória e de uma história sobre a imigração germânica para o Brasil. Diversos silêncios e novos horizontes podem ser pensados quando discutimos e divulgamos questões históricas vinculadas às migrações humanas de um modo geral e às migrações alemãs – que iniciam como imigração para o Brasil em 1824 – no contexto nacional e internacional.

            Neste contexto quer-se desenvolver uma série de atividades que levem à pesquisa, ao registro e à divulgação de conceitos críticos sobre as migrações humanas para rememorar o início do processo imigratório de estrangeiros, alemães, no sul do Brasil.

Entre estas atividades destacamos, entre outras: reedições de publicações consideradas clássicas no campo da historiografia sobre a imigração alemã para o Brasil; traduções de obras sobre imigração e colonização alemã no Brasil que ainda não foram divulgadas em língua portuguesa; organização de coletâneas sobre temas específicos ligados à imigração e à colonização alemã no Brasil (trabalho, família, religião, educação, língua/dialetos, cultura, música, etc.); organização, edição e divulgação de um livro comemorativo sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil; publicação de livros autorais e de livros paradidáticos para uso no campo da educação e ensino escolar e não escolar; publicações jornalísticas; seminários e simpósios.

 

 

 

CONFIRA AS OBRAS

Cartas de imigrantes de fala alemã: pontes de papel dos hunsriqueanos no Brasil Afetos e circunstâncias: os Mucker e seu tempo  | Coleção EHILA VOL. 37

 

Destaques